Sororidade: O que é? Como praticar?

by - maio 21, 2019


Oi gente! Tudo bem? Hoje eu venho compartilhar um pouco com vocês sobre Sororidade. É uma palavra que desde a primeira vez que ouvi me despertou interesse de conhecer mais. E quando conheci o real sentido, não podia guardar só pra mim.

Atualmente em diversas áreas, nós encontramos muitas mulheres uma querendo derrubar a outra, diminuir, falam mal uma das outras, julgam umas as outras, menosprezam, se tornando verdadeiras rivais. O sentido da Sororidade vem exatamente para concertar isso.


Procurando na internet você descobre que Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. O conceito está presente e é um dos principais alicerces do feminismo trazendo uma ideia de "irmandade" entre as mulheres. Desse ponto de vista, a sororidade consiste no não julgamento prévio entre as próprias mulheres que, na maioria das vezes, ajudam a fortalecer estereótipos preconceituosos criados por uma sociedade machista e patriarcal. A origem da palavra vem do latim sóror, que significa "irmãs".


Uma vez conhecendo um pouco sobre essa palavra que tem tanto significado, porque não começar a colocar em prática?  Não sei vocês, mas acho incrível quando encontro mulheres que agem dessa forma, que empoderam outras mulheres, que elogiam, levantam outra mulheres. Mulher que não fala mal de mulher e não deixa que homens façam isso também. Se nós soubéssemos a força que temos quando estamos unidas umas com as outras, jamais nos separaríamos novamente.


Mas como colocar em prática Laise? Comece dando um sorriso para outra mulher quando a encontrar acompanhado de um bom dia/boa tarde/boa noite, elogie de forma sincera algo que gostou nela, acolha, ajude-a no que precisar, empodere-as. Faça tudo o que gostaria que fizessem com você!


Eu, com certeza, vou praticar mais a sororidade a minha volta, pois acredito muito em tudo o que foi falado nesse post. Podemos sim olhar uma para as outras de forma melhor, e com isso, fazer o mundo, nem que seja um pouco, melhor. Espero muito que vocês tenham gostado desse post! Fiquem com Deus e até o próximo! Beijos!
Laise Castro

You May Also Like

0 comentários