Você sabe para que serve a Meditação?

by - abril 11, 2019


Nessa era moderna acreditamos que todos já ouviram falar sobre "Meditação", mas muitas pessoas não sabem exatamente o que é esse estilo de prática, os benefícios dele ou até mesmo julga ser algo "entediante" onde você apenas fica sentado fazendo "a-umm" com os olhos fechados. Quem nunca pensou isso ou conhece alguém que tenha essa certa visão sobre meditação? Nesse post vim justamente mostrar um pouco desse mundo que é a meditação, desse estilo de vida em que todos nós podemos nos beneficiar. 

- O que é Meditação?





A Meditação pode ser definida como uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional. Sua origem é muito antiga, remontando as tradições orientais, especialmente a Ioga (Yoga), mas o termo também se refere a práticas adotadas por alguns caminhos espirituais ou religiões, como o budismo e cristianismo, entre outras.

     A meditação não se trata de ser tornar uma pessoa diferente ou mesmo uma pessoa nova. Trata-se de treinar conscientização e obter um senso de perspectiva saudável. Você não está tentando desligar seus pensamentos ou sentimentos. Você está aprendendo a observá-los sem julgamentos. E, eventualmente, você pode começar a compreendê-los melhor também.
Quando ouvimos a palavra "Meditação" também ouvimos o nome "Mindfulness". 

- O que é Mindfulness?

Mindfulness (Traduzido em Português como "Atenção Plena" ou "Consciência Plena") é a capacidade de estar presente para descansar no aqui e agora, totalmente engajado com o que estamos fazendo no momento. Irei falar um poucos mais sobre esse assunto durante o post.



- Meditação é uma habilidade:
Aprender a meditar é como aprender qualquer outra habilidade. Pense nisso como exercitar um músculo que você nunca trabalhou antes. É preciso prática consistente para se sentir confortável. E geralmente é mais fácil se você tiver um professor.

Mas isso não quer dizer que não é possível você praticar sozinha(o) ou sem estar em alguma aula.


- É prática de meditação, não meditação perfeita:
Não existe meditação perfeita. Ás vezes, seu foco irá se perder ou você esquecerá de seguir sua respiração, e isso está ok. Faz parte da experiência. O mais importante é meditar consistentemente, praticar. É uma daquelas coisas em que a jornada é mais importante do que o destino.

- A mente pode ser um lugar estranho:
Leva tempo para ficar confortável com sua mente. Pode haver contratempos ao longo do caminho, mas isso faz parte da meditação. Continue praticando. Você está indo muito bem só pelo fato de estar tentando!

- Benefícios da Meditação:
Bem-estar emocional:

  • Diminui preocupação, ansiedade e impulsividade.
  • Diminui o estresse, o medo, a solidão e a depressão.
  • Melhora a autoestima e auto-aceitação
  • Melhora a resiliência contra a dor e a adversidade.
  • Aumenta o otimismo, relaxamento e conscientização.
  • Ajuda a evitar comer compulsivamente através do emocional e fumar
  • Ajuda a desenvolver conexões sociais positivas
  • Melhora seu humor e inteligência emocional.
- Super mente:
  • Aumenta a força mental e o foco
  • Aumenta a retenção de memória
  • Melhores habilidades cognitivas e pensamento criativo
  • Melhor tomada de decisões e resolução de problemas
  • Melhor processamento de informação
  • Ajuda a ignorar as distrações
  • Ajuda a gerenciar o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)
- Corpo saudável:
  • Melhora o sistema imunológico e o nível de energia
  • Melhora a respiração e os batimentos cardíacos
  • Reduz a pressão sanguínea
  • Mais longevidade
  • Diminui os problemas do coração e do cérebro
  • Diminui os distúrbios inflamatórios e asma
  • Diminui a síndrome pré-menstrual e menopáusica
  • Ajuda a prevenir a artrite, a fibromialgia.

Esses foram alguns benefícios da meditação, existem vários, mas acredito que com esses, podemos dizer que a meditação é um estilo de vida saudável e ótimo para todos, que com certeza trará muitas coisas positivas para as suas vidas.
Não existe apenas um tipo de meditação, existem vários que você pode escolher de acordo com o que você procura e/ou deseja. Mas quais são os tipos de meditação e como escolher qual praticar?
Irei deixar 4 tipos de meditação abaixo para conhecerem um pouco e verem para quê serve cada um.

- Meditação Vipassana:
Esse tipo de meditação é uma das mais antigas da Índia. É considerado um caminho de autotransformação através da auto-observação. Focaliza-se na profunda conexão entre a mente e o corpo, que pode ser experimentada diretamente pela atenção disciplinada ás sensações físicas, que formam a vida do corpo e que se interconectam continuamente e condicionam a vida da mente. É justamente esta jornada de autoconhecimento que tira as impurezas mentais, resultando numa mente equilibrada, cheia de amor e compaixão.

- Meditação Guiada:
A meditação guiada é uma prática transcendental, que busca como principal objetivo o equilíbrio emocional acompanhado de uma nova forma de lidar com os desafios do dia-a-dia, como o estresse, a tensão e a ansiedade. Isso promove o bem-estar físico e mental, estimulando a paz interior.
Com a meditação guiada, a diferença está apenas no nome. Nela, você poderá contar com um guia responsável para te ajudar a criar alguma experiência voltada para o alcance do resultado desejado. Isso porque, muitas vezes, a meditação tem um objetivo específico. 

Muitas pessoas usam esse tipo de prática para conseguir dormir rapidamente, curar a ansiedade, compreender a própria tristeza e lidar melhor com ela, por exemplo. Em muitos casos, a meditação vai ajudar o praticante a alcançar um estado interno mais tranquilo e paciente.

- Meditação Mindfulness:
Essa técnica é tanto uma prática como também um estado de espírito. Por exemplo, quando você pratica a meditação mindfulness, você está aumentando o seu foco (geralmente por prestar mais atenção á sua respiração) e treinando o seu cérebro a ser mais consciente muito tempo depois de você terminar de meditar. 

Essa técnica nos treina a ficar consciente a todo tempo. Se temos algum sentimento negativo, vamos apenas observá-lo, sem julgamento ou afetação. Essa observação "dissolve" a emoção.
      Na medida que percebemos que emoções e pensamentos surgem e desaparecem a todo momento, de forma repetitiva e insistente, deixamos de dar tanto valor a eles. E a observação desses ciclos emocionais nos deixa mais estáveis e seguros, calmos e serenos. 

Não interessa se a emoção é boa ou má, interessa estar consciente sobre ela.

- Meditação na Yoga:
Boas partes das práticas de Yoga incluem uma meditação. Geralmente elas começam ou terminam com essa prática, que é um ótimo complemento para qualquer aula de Yoga. Isso porque ela ajuda a encontrar um estado de tranquilidade muito benéfico para a prática das asanas.

A prática de Yoga utiliza exercícios de respiração, postura física e técnicas de relaxamento de forma a unir corpo e mente. Assim, os praticantes entram em estado meditativo enquanto desenvolvem cada posição.

Muitas das posturas de Yoga precisam da meditação para serem aperfeiçoadas. É o caso das posturas de equilíbrio, que se tornam mais fácil quando a sua mente está tranquila. E, além disso, meditar ao final de cada aula é essencial para relaxar os músculos e a mente antes de retornar ao cotidiano. 
      Quem faz Yoga regularmente fortalece o corpo e consegue permanecer mais tempo na postura de meditação. Com o corpo relaxado, fica mais fácil acalmar os pensamentos e manter a concentração ao meditar.
Então uma dica para quem quer começar a entrar nesse estilo de vida da meditação, aconselhamos também a fazer Yoga para complementar a sua prática. Acaba sendo um pacote completo!



Para as pessoas que não tem muito tempo no seu dia-a-dia, a meditação é uma ótima opção para você tirar um tempinho do seu dia para cuidar da sua mente e do seu corpo e com isso ser mais saudável. Espero que através dessa postagem vocês possam ver o que é realmente a meditação e o os seus vários benefícios para a nossa vida. 

Posso fazer outros posts falando mais sobre os estilos de meditações que existem, também posso indicar alguns aplicativos que vocês possam fazer meditação e até mesmo, algumas dicas para os iniciantes dessa prática, caso estejam interessados, comentem nos comentários! Beijos!
Luana Castro

You May Also Like

0 comentários