Dica da Nutri: Tapioca é melhor que pão?

by - abril 17, 2019


Bom dia! Como vai? Sou Thaysa Aguiar, nutricionista colaboradora do Pena Castro Blog. E hoje vim esclarecer algumas dúvidas sobre a tapioca, pois sempre recebo aquelas perguntinhas: “Nutri, tapioca é saudável?” “Mas ela é melhor que pão, né?”
Será?
Vamos tirar essas dúvidas!


  • A tapioca pode ser melhor para algumas pessoas por não conter glúten (somente celíacos ou intolerantes necessitam fazer a restrição do glúten, se você não for, não há motivo para não consumir);
  • A tapioca tem menos aditivos na composição em comparação com o pão (BOA, TAPIOCA!);
  • É feita com farinha refinada, sendo absorvida mais rapidamente e resulta em picos glicêmicos (DIABÉTICOS: CUIDADO!);
  • Ela contém um alto teor de carboidrato (2x mais que o pão). Porém, isso não faz dela uma vilã! Quando precisamos de uma alta densidade de carboidratos (pré-treino, por exemplo), a tapioca torna-se uma ótima opção. E mesmo se não precisar, tem como melhorá-la, acrescentando semente de chia ou aveia, por exemplo.

Atente-se para não exagerar no recheio! Dê preferência aos recheios proteicos (ovos mexidos, frango desfiado, atum ou queijo). A proteína auxilia no controle glicêmico da refeição e dá aquela saciedade.


Mas lembre-se: Tudo vai depender das suas necessidades nutricionais, rotina e objetivo, por isso pergunte ao seu nutricionista como adequá-la ao seu dia a dia.

Beijos e até a próxima semana,

CRN-6: 18985

You May Also Like

0 comentários